Sumius é um projeto que se situa na Região dos Vinhos Verdes, a maior e uma das mais antigas Denominações de Origem de Portugal.

O clima da Região dos Vinhos Verdes é marcado pela influência atlântica que confere como principal característica no perfil dos vinhos produzidos a sua frescura inigualável. As nossas parcelas situam-se no vale do rio Mouro, na freguesia de Tangil, em Monção, numa das nove Sub-regiões vitivinícolas da Região dos vinhos verdes denominada como Monção e Melgaço, cujas montanhas, amplitudes térmicas e presença de influência continental confere um micro clima nesta sub-região. E é aqui nestas condições in extremis que nascem as nossas castas.

Na região dos Vinhos Verdes, e especificamente na Sub-região de Monção e Melgaço,  as parcelas são em socalcos, a maioria dos solos é granítico, com manchas de xisto que conferem às castas Tintas e Brancas das nossas parcelas notoriedade reconhecida a nível mundial.   A combinação do solo, do clima e o saber humano transforma cada garrafa numa obra-prima, reproduzindo uvas capazes de exprimir o caráter, qualidade da Sub-região e das pessoas que durante séculos trabalharam nestas terras onde o respeito pela matéria prima governava.