2020

2023

Lançamento do Vinho Tinto D'antigamente e Vinho Rosé

Plantação de bacelos

2021

Enxertia

2024

Lançamento do Alvarinho, Vinho Tinto casa da aldeia, Espumante Rosé e Blanc de Noir

2022

Primeira Vindima

O Projeto

Nascidos na terra, Xavier Ferreira e a sua Família criam o projeto Sumius que nasce pela vontade de dar voz e vida às castas tintas da Sub-região que noutros tempos, (desde século XIII), imprimiam aos vinhos da Sub-região de Monção e Melgaço a qualidade que lhes deu notoriedade a nível mundial. Marcados pela delicadeza e polidez os vinhos eram exportados pela feitoria de Viana do Castelo e apreciados pela sua frescura, subtileza na cor, teor alcoólico e elegância.

As castas tintas eram nesse período as mais afamadas e marcavam a paisagem vitivinícola ao invés das castas brancas.

Já no século XX, na década de 90, pelo conhecimento vitivinícola, técnico, científico e modernização das adegas, as castas tintas dão lugar a castas brancas como o Alvarinho que nesta região se sente em casa atingindo o seu expoente máximo de qualidade singular, tendo o reconhecimento hoje como a mais nobre casta da Sub-região de Monção e Melgaço.

A qualidade de castas tintas como Alvarelhão, Caínho, Pedral, Borraçal e Vinhão, é reconhecida e é uma herança que acreditamos que temos que preservar em homenagem às gerações que nos deixaram o saber das tradições, que se foram aperfeiçoando com os tempos. Aliamos o conhecimento empírico ao conhecimento científico e por essa razão continuamos a apoiar estudos científicos sobre as castas que ganharam o título de “castas minoritárias” pela cada vez menor presença na área de vinha da Sub região.

E é com a mesma dedicação “dos de antigamente” e paixão que o projeto Sumius continua a tradição, ouvindo cada planta da vinha, colhendo as uvas à mão garantindo que cada garrafa de Sumius traga até ao consumidor a autenticidade, complexidade e unicidade do nosso terroir e DNA das castas.